Você já pensou em trabalhar na Itália? Se a resposta for sim, você vai adorar saber que o país europeu é um dos destinos mais desejados por quem busca uma oportunidade de emprego no exterior, seja pela qualidade de vida, pelos salários atrativos, pela cultura ou pela gastronomia.

Se você deseja aproveitar os benefícios de ser um cidadão italiano em uma carreira internacional, não perca a oportunidade de ler este artigo. Nele, vamos mostrar quais são as profissões em alta na Itália, quais são os requisitos para exercê-las e como a RRL Cidadania Italiana pode te ajudar a realizar o seu sonho em ter a cidadania italiana reconhecida e assim possibilidade de ingressar no mercado de trabalho italiano.

Por que trabalhar na Itália?

Se você é descendente de italianos e sonha em ter a sua cidadania reconhecida para trabalhar na Itália, essa pode ser uma excelente experiência profissional. Além de representar uma das economias mais importantes da Europa e possuir um mercado de trabalho diversificado e dinâmico, o salário médio mensal na Itália em 2023 é de € 1.550, valor é superior ao salário-mínimo brasileiro, que é de R$ 1.320.

Outro bom motivo para trabalhar na Itália é que a taxa de desemprego do país vem caindo nos últimos anos, alcançando um percentual de 7,4% em junho de 2023. Além disso, há a alta expectativa de vida dos italianos. O envelhecimento da população gera uma demanda por profissionais qualificados para suprir a carência de mão de obra em alguns setores, principalmente no setor de tecnologia.

Profissões em alta para trabalhar na Itália

A Itália é um país rico em cultura, história e gastronomia, mas também em oportunidades de trabalho para quem tem qualificação e experiência. Segundo o site de empregos Indeed, algumas das profissões mais procuradas – e bem pagas – na Itália são:

Engenheiro de software

É o profissional responsável por desenvolver, testar e manter sistemas e aplicativos de software, usando diferentes linguagens de programação e ferramentas. O engenheiro de software pode trabalhar em empresas de tecnologia, startups, bancos, indústrias, entre outros setores.

Para exercer essa profissão, é preciso ter formação superior em engenharia da computação, ciência da computação ou áreas afins, além de conhecimentos específicos em programação, banco de dados, inteligência artificial, entre outras tecnologias. O salário médio de um engenheiro de software na Itália é de 32 mil euros por ano.

Gerente de projetos

Profissional que planeja, executa e controla projetos de diferentes tipos e tamanhos, desde a definição do escopo, dos recursos, do cronograma e do orçamento até a entrega dos resultados esperados. Ele pode atuar em diversos segmentos, como construção civil, telecomunicações, saúde e educação, por exemplo.

Para exercer essa profissão, é preciso ter formação superior em administração, engenharia ou áreas correlatas, além de certificações em metodologias e ferramentas de gestão de projetos. O salário médio de um gerente de projetos na Itália é de 47 mil euros por ano.

Advogado

Outra profissão em alta para quem tem cidadania italiana e pensa em trabalhar na Itália. De maneira geral, o advogado é o profissional que defende os direitos e interesses de pessoas físicas ou jurídicas perante a justiça, mas na Itália destacam-se as áreas tributária, de propriedade intelectual e direito empresarial.

Para trabalhar como advogado na Itália, é preciso ter formação superior em direito, passar por um exame de ordem e ter registro na Ordem dos Advogados italiana. O salário médio anual de um advogado na Itália é de 50 mil euros.

Engenheiro civil, mecânico ou elétrico

Profissionais que projetam, constroem e mantêm obras e sistemas nas áreas de infraestrutura, indústria e energia. Se você tem cidadania italiana e deseja trabalhar como engenheiro civil, mecânico ou elétrico na Itália, no entanto, precisa preencher alguns requisitos.

Em primeiro lugar, você precisa ter formação superior em engenharia civil, mecânica ou elétrica, além de conhecimentos em normas técnicas, legislação e segurança do trabalho. Além disso, você também precisa se registar no conselho profissional de engenharia da região onde pretende atuar. O salário médio anual de um engenheiro civil, mecânico ou elétrico na Itália é de 55 mil euros.

Especialista em segurança da informação

Na era digital em que vivemos, esse é um dos profissionais mais valorizados. Sua principal missão é proteger servidores, redes, sistemas e dados contra ataques cibernéticos, vírus e hackers.

Para trabalhar como segurança da informação na Itália, é preciso ter formação superior em ciência da computação, engenharia da computação ou áreas afins, além de conhecimentos em criptografia, firewall, antivírus e auditoria. O salário médio anual de um segurança da informação na Itália é de 30 mil euros.

Médico

Por fim, uma das profissões mais antigas na Itália e no mundo, que diagnostica e trata doenças e lesões em seres humanos. Se você é médico, saiba que esta profissão também oferece excelentes oportunidades para quem tem cidadania italiana e deseja trabalhar na Itália.

Para exercer a profissão, é preciso ter formação superior em medicina, passar por uma prova nacional e se inscrever na ordem dos médicos italiana. O salário médio anual de um médico na Itália pode ultrapassar os 60 mil euros.

Como se tornar um cidadão italiano e trabalhar na Itália?

Se você se interessou por alguma dessas profissões ou tem outra área de atuação que deseja explorar na Itália, saiba que o primeiro passo é obter a cidadania italiana, direito que pode ser transmitido por descendência, por casamento com um cidadão italiano ou por residência no país.

Ao se tornar um cidadão italiano, você passa a ter os mesmos direitos e deveres dos italianos natos, como votar, estudar e viajar. E, claro, trabalhar na Itália legalmente, e também em outros países da União Europeia.

Para obter a cidadania italiana, você precisa reunir uma série de documentos que comprovem o seu vínculo familiar com o seu ascendente ou cônjuge italiano. Ou então, que comprovem residência na Itália por um determinado período.

Cabe ressaltar que esses documentos devem ser traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e apostilados pelas autoridades competentes. Feito isso, você pode dar entrada no processo em um consulado italiano no Brasil ou diretamente na Itália.

O problema é que esse processo pode ser complexo e demorado se você não tiver a orientação adequada. Por isso, a RRL Cidadania Italiana é a sua grande aliada nessa jornada. Somos uma empresa especializada em reconhecimento da cidadania italiana e oferecemos todo o suporte que você precisa para realizar o seu sonho de se tornar um cidadão italiano, desde a busca dos documentos até a emissão do seu passaporte italiano. Fale com especialistas no assunto.