Após ter a cidadania italiana reconhecida, chega o momento tão esperado: obter o passaporte italiano. Esse documento pode trazer muitas vantagens para você e sua família, e, por isso, criamos um verdadeiro guia sobre o assunto. Esperamos que ao final da leitura deste artigo, você compreenda a importância desse passaporte, que é considerado um dos mais poderosos do mundo, bem como o que é preciso e onde solicitar com segurança. Confira!
O que é passaporte italiano?
Antes de mais nada, é importante explicar que o passaporte italiano é um documento de viagem emitido pelo governo da Itália para os seus cidadãos. Ele comprova a sua identidade e a sua nacionalidade italiana, e permite que você entre e saia da Itália e de 190 países ao redor do mundo sem a necessidade de visto ou com visto simplificado sendo hoje considerado o 2º passaporte mais poderoso do mundo.
É válido explicar que como um cidadão italiano, você também pode morar, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia, sem restrições ou burocracias. Além disso, pode usufruir dos serviços públicos de saúde e educação desses países, assim como dos direitos sociais e políticos dos cidadãos europeus.
Para que serve?
Conforme mencionamos anteriormente, o passaporte italiano identifica você como cidadão do país e facilita centenas de viagens internacionais. Outra vantagem desse passaporte é que ele agiliza a obtenção de vistos para outros países que exigem esse documento de viagem. Por exemplo, se você quiser viajar para EUA, China ou para a Índia, será mais fácil conseguir o visto com o passaporte italiano do que com o brasileiro.
Vantagens de ter um passaporte italiano
Além dos benefícios relacionados à viagem, o passaporte italiano também traz outras vantagens para quem possui cidadania italiana reconhecida. Veja algumas delas:
- Poder morar e trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia (UE) e aproveitar diversas oportunidades de emprego, educação e qualidade de vida.
- Possibilidade de estudar em universidades europeias pagando as mesmas taxas que os cidadãos locais, podendo inclusive concorrer a bolsas de estudo e participar de programas de intercâmbio acadêmico.
- Usufruir dos serviços públicos de saúde e previdência social dos países da UE, ou seja, poder ter acesso a médicos, hospitais e remédios gratuitos ou subsidiados em caso de necessidade.
- Participar da vida política da Itália e da UE. Em outras palavras, isso significa poder votar e ser votado nas eleições locais e nacionais da Itália, além das eleições do Parlamento Europeu. Com um passaporte italiano, você também pode se filiar a partidos políticos e se candidatar a cargos públicos.
- Poder transmitir a cidadania italiana para os seus filhos e netos.
Como tirar o passaporte italiano?
O primeiro passo para tirar o seu passaporte italiano, é ter a sua cidadania italiana reconhecida. Isso significa que você precisa comprovar que é descendente de um italiano que emigrou para o Brasil ou outro país. Para isso, você precisa reunir uma série de documentos que comprovem o seu vínculo familiar com o seu antepassado italiano, como certidões de nascimento, casamento e óbito, por exemplo. Você pode solicitar a sua cidadania italiana por duas vias: administrativa ou judicial. A via administrativa é feita nos consulados italianos no Brasil ou diretamente na Itália. No Brasil, tudo o que você precisa fazer é agendar um horário no consulado mais próximo da sua residência e apresentar os seus documentos originais, traduzidos para o italiano e apostilados em cartório. O processo pode levar até 12 anos para ser concluído devido às longas filas de espera. Saiba onde ficam os consulados italianos no Brasil. A via judicial é feita na Itália, por meio de um processo e com o auxílio de uma assessoria jurídica especializada em cidadania italiana. Nesse caso, você não precisa ir para a Itália e nem esperar anos na fila dos consulados.O processo judicial pode levar de 2 e 3 anos em média para ser concluído. Depois de ter a sua cidadania italiana reconhecida, você pode solicitar o seu passaporte italiano no consulado responsável por sua residência no Brasil. Você precisa agendar a emissão, preencher um formulário, pagar a taxa de emissão, apresentar fotos 3×4 recentes e com fundo branco, e também outros documentos. O passaporte é emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e tem validade de 10 anos para maiores de 18 anos.
Quais países visitar?
Com o passaporte italiano, você pode visitar 190 países sem a necessidade de visto ou com um visto simplificado. Alguns desses países são:
- Todos os países da União Europeia e do Espaço Schengen, como Alemanha, França, Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, Grécia etc.
- Países que fazem parte do acordo de isenção de visto com a União Europeia, como Reino Unido, Irlanda, Noruega, Islândia, Liechtenstein etc.
- Países que fazem parte do acordo de isenção de visto com a Itália, como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela etc.
- Países que oferecem visto na chegada ou e-visa para os cidadãos italianos, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos etc.
Para saber mais sobre os requisitos de entrada e saída de cada país, consulte o site do Ministério das Relações Exteriores da Itália ou o site do consulado do país que você deseja visitar.
A importância de contratar uma assessoria jurídica especializada para obter o passaporte italiano
Como você pode perceber, tirar o passaporte italiano é uma tarefa cheia de detalhes. É preciso ter a cidadania italiana reconhecida, estar com os dados cadastrais atualizados no consulado italiano (Cadastro AIRE atualizado), reunir os documentos exigidos, agendar e comparecer ao atendimento consular.
Para facilitar todo esse processo, é importante contar com uma assessoria especializada, como a RRL Cidadania Italiana. Oferecemos serviços de consultoria e assessoria jurídica para quem deseja obter o reconhecimento da cidadania italiana, com transparência, segurança, agilidade e preço justo. Possuímos uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que acompanham o seu caso do início ao fim, desde a busca de documentos que comprovem o vínculo com antepassados italianos até retificações, apostilamentos e registro no AIRE. Se você quer realizar o seu sonho de ter o passaporte italiano, entre em contato com a RRL Cidadania Italiana e saiba como podemos te ajudar.