Você sabia que se o seu pai, avô, bisavô ou qualquer outro ascendente direto do sexo masculino nasceu na Itália, você pode ter direito à cidadania italiana? Isso mesmo, a cidadania italiana via paterna é uma das formas mais comuns de obter o reconhecimento da sua origem italiana e usufruir de todos os benefícios de ser um cidadão europeu. Neste artigo, você vai conhecer as vantagens desse tipo de reconhecimento de cidadania e como a ajuda de uma assessoria especializada pode facilitar todo o processo. Confira!

O que é cidadania italiana via paterna?

De antemão, é aquela que é transmitida de pai para filho, sem limi

te de gerações, desde que não haja interrupção na linha de transmissão.

Isso significa que se o seu pai, avô, bisavô ou qualquer outro antepassado do sexo masculino nasceu na Itália e não se naturalizou brasileiro antes do nascimento do filho seguinte na linha, você tem direito à cidadania italiana.

Essa, aliás, é uma característica da lei italiana de cidadania, que segue o princípio do iure sanguinis, ou seja, o direito de sangue. Diferentemente do Brasil, que adota o princípio do ius soli, ou seja, o direito de solo, a Itália considera que os filhos de italianos são italianos, independentemente do lugar onde nasceram.

Diferenças entre cidadania italiana via materna e paterna

A principal diferença entre a cidadania italiana via materna e paterna é que a primeira só pode ser transmitida a partir de 1º de janeiro de 1948. Isso porque antes dessa data, as mulheres italianas não tinham autonomia jurídica e não podiam transmitir a sua cidadania aos filhos.

Porém, isso não significa que você tenha que abandonar o sonho de se tornar um cidadão italiano. Absolutamente! Nesse caso, você tem que recorrer à justiça italiana para pleitear o seu direito e contar com os serviços de uma empresa especializada no assunto.

Já a cidadania italiana via paterna não tem essa limitação temporal. Ou seja, ela pode ser transmitida de geração em geração.

Vantagens da cidadania italiana via paterna

Em princípio, a cidadania italiana via paterna oferece as mesmas vantagens do que os outros tipos de reconhecimento, a saber:

  • Poder morar, trabalhar, estudar e viajar livremente por todos os países da União Europeia, sem precisar de visto ou autorização;
  • Usufruir dos serviços públicos de saúde e educação dos países europeus, pagando os mesmos valores que os cidadãos locais;
  • Participar da vida política e social da Itália e dos outros países europeus, tendo direito a votar e ser votado;
  • Preservar e valorizar a sua origem e cultura italiana, mantendo um vínculo com a terra dos seus antepassados;
  • Transmitir a sua cidadania italiana aos seus filhos e netos, garantindo um futuro melhor para eles.

Como obter o reconhecimento da cidadania italiana via paterna?

Para obter o reconhecimento da sua cidadania italiana via paterna, você precisa seguir alguns passos:

Providenciar toda a documentação

O primeiro passo é pesquisar e reunir toda a documentação necessária para comprovar o seu vínculo com o seu antepassado italiano.

Isso inclui ter em mãos certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os membros da sua linha familiar até chegar em você. Vale destacar que as certidões precisam ser de inteiro teor e que você também deverá providenciar uma certidão negativa de naturalização do seu antepassado italiano no Brasil.

Traduzir e apostilar todos os documentos

O segundo passo para ter a sua cidadania italiana via paterna reconhecida é traduzir todos os documentos, conforme as normas exigidas pelo governo italiano. A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado e a Apostila de Haia deve ser feita em um cartório autorizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Apresentar os documentos originais e as cópias traduzidas e apostiladas

Por fim, você deve entregar todos os documentos que comprovem o seu vínculo sanguíneo com o antepassado italiano no consulado ou na comune, e aguardar a análise e a emissão do seu reconhecimento.

Após isso, você pode solicitar o seu passaporte italiano e desfrutar da sua cidadania.

Quanto tempo demora?

O tempo de duração do processo de reconhecimento da cidadania italiana via paterna varia de acordo com a forma escolhida: via consular no Brasil ou via administrativa na Itália.

No Brasil, o tempo médio é de 10 a 12 anos, podendo ser maior ou menor dependendo da região e do número de pedidos. Na Itália, o tempo médio é de 6 a 12 meses, podendo ser mais ou menos dependendo da comune e da complexidade do caso.

Qual é o melhor? Fazer o processo de cidadania italiana via paterna sozinho ou por uma assessoria especializada?

Essa é uma escolha pessoal que depende de vários fatores, como o seu grau de conhecimento sobre o assunto, o seu tempo disponível, o seu orçamento e as suas expectativas.

Fazer o processo sozinho pode até ser mais econômico, mas também é mais trabalhoso, demorado e arriscado.

Afinal, você terá que pesquisar, reunir, traduzir e apostilar todos os documentos por conta própria, além de se inscrever na fila do consulado ou viajar para a Itália para fazer o seu processo. Você também terá que lidar com eventuais problemas, dúvidas ou imprevistos que possam surgir durante o processo.

Já contratar uma assessoria especializada em cidadania italiana é inegavelmente mais prático, rápido e seguro. Até mesmo porque você terá o apoio de profissionais qualificados e experientes que irão cuidar de toda a parte burocrática do processo para você, desde a pesquisa dos documentos e solicitação dos documentos até a apresentação dos mesmos no consulado ou na comune.

Além disso, você também terá a garantia de que os seus documentos estarão corretos e atualizados, evitando possíveis recusas ou atrasos no reconhecimento. Ademais, terá todo o suporte e orientação necessários para realizar o seu sonho de se tornar um cidadão italiano.

Por que a RRL Cidadania Italiana é a melhor opção para quem sonha em se tornar um cidadão italiano?

Se você está pensando em contratar uma assessoria especializada para fazer o seu processo de cidadania italiana via paterna, conte com os serviços ágeis e seguros da RRL Cidadania Italiana.

Desde 2015 a RRL oferece serviços completos e personalizados para quem deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana no Brasil ou na Itália, com o auxílio de uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos em realizar o seu sonho com qualidade, transparência, agilidade e segurança.

Entre em contato com a RRL e tenha tranquilidade em todas as fases do seu processo de cidadania italiana, da análise ao reconhecimento.