Você sonha em se tornar um cidadão italiano? De fato, esse é um direito de todos os descendentes de imigrantes italianos, independentemente do sobrenome ou da geração. O problema é que muitas pessoas sonham em ter o passaporte europeu, mas ainda têm muitas dúvidas sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana. E isso, claro, pode deixá-las confusas e desanimadas. Sabendo disso, neste artigo resolvemos esclarecer 10 mitos e verdades sobre cidadania italiana, para que você possa realizar o seu sonho com mais segurança e tranquilidade. Acompanhe.
1. Se tiver uma mulher na minha linha de transmissão, eu perco o direito à cidadania italiana. Mito!
No topo da lista de mitos e verdades sobre cidadania italiana, este, que é um mito que gera muita confusão. A verdade é que você não perde o direito à cidadania italiana se tiver uma mulher na sua linha de transmissão, seja ela mãe, avó, bisavó ou qualquer outra. O que acontece é que, até 1948, as mulheres italianas não podiam transmitir a cidadania aos seus filhos. Afinal, esse era um direito concedido apenas aos homens. Por isso, se você tem uma mulher na sua linha de transmissão com filhos antes de 1948, você não pode solicitar o reconhecimento da cidadania italiana pelo processo administrativo, mas sim pelo processo judicial. Isso significa que você precisa entrar com uma ação na justiça italiana para reivindicar o seu direito, com base em jurisprudências que aumentam as chances de obter uma decisão favorável. E para isso, você pode contar com uma assessoria especializada em cidadania italiana, como a RRL, para tornar o processo mais ágil e seguro. Saiba mais.
2. A cidadania italiana tem limite de gerações. Mito!
Entre os muitos mitos sobre a cidadania italiana, um bastante difundido é que a cidadania tem limite de gerações. Ou seja, que só podem solicitar o reconhecimento os descendentes até uma certa geração do antepassado italiano. Todavia, isso não é verdade! Até mesmo porque a cidadania italiana não tem limite de gerações. Portanto, se você tem um bisavô, trisavô, tetravô ou qualquer outro ascendente nascido na Itália em sua linha de transmissão, você tem direito ao passaporte europeu.
3. É preciso esperar mais de 10 anos para reconhecer a cidadania italiana pelos consulados italianos no Brasil. Verdade!
Conhecer os mitos e verdades sobre cidadania italiana envolve compreender que infelizmente essa é uma grande verdade que afeta muitos descendentes de italianos no Brasil.
Devido à grande demanda e à falta de estrutura dos consulados italianos no Brasil, o tempo de espera para reconhecer a cidadania pelo processo administrativo pode ultrapassar 10 anos. Isso porque os consulados italianos no Brasil atendem por ordem de inscrição, e há milhares de pessoas na fila.
4. A cidadania italiana é transmitida pelo sangue, não pelo sobrenome. Verdade!
Muitas pessoas pensam que é preciso ter o sobrenome italiano para se tornar um cidadão italiano, mas isso não passa de um dos muitos mitos sobre a cidadania italiana. Até mesmo porque o que importa é a relação sanguínea com o seu antepassado italiano, e não o sobrenome.
Portanto, se você tem um descendente italiano e consegue comprovar isso com os documentos necessários (certidões de nascimento, casamento e óbito), você tem direito ao reconhecimento da cidadania, não importando se o sobrenome italiano se perdeu ao longo das gerações.
5. Os filhos de cidadãos reconhecidos são automaticamente italianos. Mito!
Esse, aliás, é mais um mito sobre cidadania italiana e que confunde muita gente. Na verdade, os filhos menores de 18 anos de cidadãos reconhecidos são automaticamente italianos, desde que tenha sido realizada a transcrição do nascimento junto ao comune italiano e estejam registrados no AIRE (Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior) do pai ou da mãe que transmite a cidadania italiana. Porém, os filhos maiores de 18 anos de cidadãos reconhecidos não são automaticamente italianos, mas podem solicitar o reconhecimento da cidadania italiana por iure sanguinis, seguindo o mesmo processo do seu ascendente.
6. Preciso morar na Itália para reconhecer a cidadania italiana. Mito!
Mais um dos muitos mitos e verdades sobre cidadania italiana que pode inclusive desanimar muitas pessoas que sonham em se tornar um cidadão italiano por descendência. A verdade é que você não precisa morar na Itália para reconhecer a sua cidadania, pois pode fazer todo o processo através do consulado italiano mais próximo da sua residência no Brasil. Porém, cabe ressaltar que o processo de reconhecimento de cidadania na Itália leva menos tempo do que no Brasil. Enquanto a conclusão do processo na Itália de forma administrativa demora, em média, de 6 a 12 meses, no Brasil esse tempo de espera pode durar até 12 anos.
7. Reconhecer a cidadania italiana é caro. Depende!
Essa afirmação representa, ao mesmo tempo, um mito e uma verdade sobre a cidadania italiana, pois classificá-la depende de vários fatores, bem como da sua percepção de custos que permeiam o processo. Na prática, o investimento no processo de reconhecimento da cidadania pode variar de acordo com o tipo de processo (administrativo ou judicial), o local do processo (Brasil ou Itália), o número de documentos necessários, a necessidade de correções ou retificações nos documentos, a contratação ou não de uma assessoria especializada, entre outros. O valor do investimento pode variar muito, mas a média é de R$8.000,00 a R$40.000,00 mil reais.
8. Não vale a pena ter a cidadania italiana. Mito!
Sem dúvida esse é um dos muitos mitos sobre a cidadania italiana, pois esse é um direito e um privilégio que traz muitas vantagens e oportunidades para quem a possui, tanto pessoais quanto profissionais.
Com a cidadania italiana você tem acesso à livre circulação, residência e trabalho nos países da União Europeia, além de outros países que têm acordos com a Itália ou a UE. Além disso, tem acesso à educação e saúde públicas, gratuitas e de qualidade na Itália e em outros países europeus, podendo inclusive desfrutar de bolsas de estudo e intercâmbios. E como se já não bastassem essas vantagens, tem direito a votar e ser votado nas eleições italianas e europeias, a participar de concursos públicos na Itália e em outros países europeus. Ainda, tem direito a transmitir a cidadania italiana aos seus filhos e descendentes.
9. A cidadania italiana não te faz perder a sua nacionalidade brasileira. Verdade!
Muitas pessoas têm receio de buscar a cidadania italiana por medo de perder a sua nacionalidade brasileira. No entanto, isso não acontece, pois o Brasil reconhece a dupla cidadania. Isso significa que você pode ter as duas nacionalidades ao mesmo tempo, sem precisar renunciar a nenhuma delas. Em outras palavras, isso significa que você pode ter dois passaportes, dois documentos de identidade e dois registros eleitorais. Ou seja, pode exercer os seus direitos e deveres em ambos os países.
10. A cidadania italiana pode ser reconhecida por via judicial. Verdade!
Para finalizar a nossa lista de mitos e verdades sobre cidadania italiana, uma verdade que infelizmente ainda gera muitas dúvidas.
A cidadania italiana via judicial é hoje considerada uma das formas mais segura, rápida e econômica para solicitar o reconhecimento da cidadania italiana.
Nesse tipo de processo, é preciso entrar com uma ação judicial na Itália e contar com advogados habilitados e especializados nesse tipo de processo.
Como a RRL Cidadania Italiana pode te ajudar em todo o processo de reconhecimento da cidadania?
A RRL Cidadania Italiana é uma empresa especializada em assessoria para o reconhecimento da cidadania italiana e oferece um serviço completo e personalizado para cada cliente, desde a pesquisa genealógica até a emissão do passaporte italiano.
Desde 2015 no mercado, a RRL já realizou o sonho de centenas de clientes, por meio de uma equipe de profissionais qualificada e comprometida com a qualidade e a agilidade do seu processo. Nós trabalhamos com transparência e ética, garantindo a segurança e a confiabilidade dos nossos serviços.
Se você quer realizar o seu sonho de se tornar um cidadão italiano, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Será um prazer te atender e te orientar em todas as etapas do seu processo!