Cidadania italiana via paterna: tudo o que você precisa saber

Publicado em: 30/10/2023

Você sabia que se o seu pai, avô, bisavô ou qualquer outro ascendente direto do sexo masculino nasceu na Itália, você pode ter direito à cidadania italiana? Isso mesmo, a cidadania italiana via paterna é uma das formas mais comuns de obter o reconhecimento da sua origem italiana e usufruir de todos os benefícios de ser um cidadão europeu. Neste artigo, você vai conhecer as vantagens desse tipo de reconhecimento de cidadania e como a ajuda de uma assessoria especializada pode facilitar todo o processo. Confira!

O que é cidadania italiana via paterna?

De antemão, é aquela que é transmitida de pai para filho, sem limi

te de gerações, desde que não haja interrupção na linha de transmissão.

Isso significa que se o seu pai, avô, bisavô ou qualquer outro antepassado do sexo masculino nasceu na Itália e não se naturalizou brasileiro antes do nascimento do filho seguinte na linha, você tem direito à cidadania italiana.

Essa, aliás, é uma característica da lei italiana de cidadania, que segue o princípio do iure sanguinis, ou seja, o direito de sangue. Diferentemente do Brasil, que adota o princípio do ius soli, ou seja, o direito de solo, a Itália considera que os filhos de italianos são italianos, independentemente do lugar onde nasceram.

Diferenças entre cidadania italiana via materna e paterna

A principal diferença entre a cidadania italiana via materna e paterna é que a primeira só pode ser transmitida a partir de 1º de janeiro de 1948. Isso porque antes dessa data, as mulheres italianas não tinham autonomia jurídica e não podiam transmitir a sua cidadania aos filhos.

Porém, isso não significa que você tenha que abandonar o sonho de se tornar um cidadão italiano. Absolutamente! Nesse caso, você tem que recorrer à justiça italiana para pleitear o seu direito e contar com os serviços de uma empresa especializada no assunto.

Já a cidadania italiana via paterna não tem essa limitação temporal. Ou seja, ela pode ser transmitida de geração em geração.

Vantagens da cidadania italiana via paterna

Em princípio, a cidadania italiana via paterna oferece as mesmas vantagens do que os outros tipos de reconhecimento, a saber:

  • Poder morar, trabalhar, estudar e viajar livremente por todos os países da União Europeia, sem precisar de visto ou autorização;
  • Usufruir dos serviços públicos de saúde e educação dos países europeus, pagando os mesmos valores que os cidadãos locais;
  • Participar da vida política e social da Itália e dos outros países europeus, tendo direito a votar e ser votado;
  • Preservar e valorizar a sua origem e cultura italiana, mantendo um vínculo com a terra dos seus antepassados;
  • Transmitir a sua cidadania italiana aos seus filhos e netos, garantindo um futuro melhor para eles.

Como obter o reconhecimento da cidadania italiana via paterna?

Para obter o reconhecimento da sua cidadania italiana via paterna, você precisa seguir alguns passos:

Providenciar toda a documentação

O primeiro passo é pesquisar e reunir toda a documentação necessária para comprovar o seu vínculo com o seu antepassado italiano.

Isso inclui ter em mãos certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os membros da sua linha familiar até chegar em você. Vale destacar que as certidões precisam ser de inteiro teor e que você também deverá providenciar uma certidão negativa de naturalização do seu antepassado italiano no Brasil.

Traduzir e apostilar todos os documentos

O segundo passo para ter a sua cidadania italiana via paterna reconhecida é traduzir todos os documentos, conforme as normas exigidas pelo governo italiano. A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado e a Apostila de Haia deve ser feita em um cartório autorizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Apresentar os documentos originais e as cópias traduzidas e apostiladas

Por fim, você deve entregar todos os documentos que comprovem o seu vínculo sanguíneo com o antepassado italiano no consulado ou na comune, e aguardar a análise e a emissão do seu reconhecimento.

Após isso, você pode solicitar o seu passaporte italiano e desfrutar da sua cidadania.

Quanto tempo demora?

O tempo de duração do processo de reconhecimento da cidadania italiana via paterna varia de acordo com a forma escolhida: via consular no Brasil ou via administrativa na Itália.

No Brasil, o tempo médio é de 10 a 12 anos, podendo ser maior ou menor dependendo da região e do número de pedidos. Na Itália, o tempo médio é de 6 a 12 meses, podendo ser mais ou menos dependendo da comune e da complexidade do caso.

Qual é o melhor? Fazer o processo de cidadania italiana via paterna sozinho ou por uma assessoria especializada?

Essa é uma escolha pessoal que depende de vários fatores, como o seu grau de conhecimento sobre o assunto, o seu tempo disponível, o seu orçamento e as suas expectativas.

Fazer o processo sozinho pode até ser mais econômico, mas também é mais trabalhoso, demorado e arriscado.

Afinal, você terá que pesquisar, reunir, traduzir e apostilar todos os documentos por conta própria, além de se inscrever na fila do consulado ou viajar para a Itália para fazer o seu processo. Você também terá que lidar com eventuais problemas, dúvidas ou imprevistos que possam surgir durante o processo.

Já contratar uma assessoria especializada em cidadania italiana é inegavelmente mais prático, rápido e seguro. Até mesmo porque você terá o apoio de profissionais qualificados e experientes que irão cuidar de toda a parte burocrática do processo para você, desde a pesquisa dos documentos e solicitação dos documentos até a apresentação dos mesmos no consulado ou na comune.

Além disso, você também terá a garantia de que os seus documentos estarão corretos e atualizados, evitando possíveis recusas ou atrasos no reconhecimento. Ademais, terá todo o suporte e orientação necessários para realizar o seu sonho de se tornar um cidadão italiano.

Por que a RRL Cidadania Italiana é a melhor opção para quem sonha em se tornar um cidadão italiano?

Se você está pensando em contratar uma assessoria especializada para fazer o seu processo de cidadania italiana via paterna, conte com os serviços ágeis e seguros da RRL Cidadania Italiana.

Desde 2015 a RRL oferece serviços completos e personalizados para quem deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana no Brasil ou na Itália, com o auxílio de uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos em realizar o seu sonho com qualidade, transparência, agilidade e segurança.

Entre em contato com a RRL e tenha tranquilidade em todas as fases do seu processo de cidadania italiana, da análise ao reconhecimento.

6 profissões em alta para trabalhar na Itália

Publicado em: 23/10/2023

Você já pensou em trabalhar na Itália? Se a resposta for sim, você vai adorar saber que o país europeu é um dos destinos mais desejados por quem busca uma oportunidade de emprego no exterior, seja pela qualidade de vida, pelos salários atrativos, pela cultura ou pela gastronomia.

Se você deseja aproveitar os benefícios de ser um cidadão italiano em uma carreira internacional, não perca a oportunidade de ler este artigo. Nele, vamos mostrar quais são as profissões em alta na Itália, quais são os requisitos para exercê-las e como a RRL Cidadania Italiana pode te ajudar a realizar o seu sonho em ter a cidadania italiana reconhecida e assim possibilidade de ingressar no mercado de trabalho italiano.

Por que trabalhar na Itália?

Se você é descendente de italianos e sonha em ter a sua cidadania reconhecida para trabalhar na Itália, essa pode ser uma excelente experiência profissional. Além de representar uma das economias mais importantes da Europa e possuir um mercado de trabalho diversificado e dinâmico, o salário médio mensal na Itália em 2023 é de € 1.550, valor é superior ao salário-mínimo brasileiro, que é de R$ 1.320.

Outro bom motivo para trabalhar na Itália é que a taxa de desemprego do país vem caindo nos últimos anos, alcançando um percentual de 7,4% em junho de 2023. Além disso, há a alta expectativa de vida dos italianos. O envelhecimento da população gera uma demanda por profissionais qualificados para suprir a carência de mão de obra em alguns setores, principalmente no setor de tecnologia.

Profissões em alta para trabalhar na Itália

A Itália é um país rico em cultura, história e gastronomia, mas também em oportunidades de trabalho para quem tem qualificação e experiência. Segundo o site de empregos Indeed, algumas das profissões mais procuradas – e bem pagas – na Itália são:

Engenheiro de software

É o profissional responsável por desenvolver, testar e manter sistemas e aplicativos de software, usando diferentes linguagens de programação e ferramentas. O engenheiro de software pode trabalhar em empresas de tecnologia, startups, bancos, indústrias, entre outros setores.

Para exercer essa profissão, é preciso ter formação superior em engenharia da computação, ciência da computação ou áreas afins, além de conhecimentos específicos em programação, banco de dados, inteligência artificial, entre outras tecnologias. O salário médio de um engenheiro de software na Itália é de 32 mil euros por ano.

Gerente de projetos

Profissional que planeja, executa e controla projetos de diferentes tipos e tamanhos, desde a definição do escopo, dos recursos, do cronograma e do orçamento até a entrega dos resultados esperados. Ele pode atuar em diversos segmentos, como construção civil, telecomunicações, saúde e educação, por exemplo.

Para exercer essa profissão, é preciso ter formação superior em administração, engenharia ou áreas correlatas, além de certificações em metodologias e ferramentas de gestão de projetos. O salário médio de um gerente de projetos na Itália é de 47 mil euros por ano.

Advogado

Outra profissão em alta para quem tem cidadania italiana e pensa em trabalhar na Itália. De maneira geral, o advogado é o profissional que defende os direitos e interesses de pessoas físicas ou jurídicas perante a justiça, mas na Itália destacam-se as áreas tributária, de propriedade intelectual e direito empresarial.

Para trabalhar como advogado na Itália, é preciso ter formação superior em direito, passar por um exame de ordem e ter registro na Ordem dos Advogados italiana. O salário médio anual de um advogado na Itália é de 50 mil euros.

Engenheiro civil, mecânico ou elétrico

Profissionais que projetam, constroem e mantêm obras e sistemas nas áreas de infraestrutura, indústria e energia. Se você tem cidadania italiana e deseja trabalhar como engenheiro civil, mecânico ou elétrico na Itália, no entanto, precisa preencher alguns requisitos.

Em primeiro lugar, você precisa ter formação superior em engenharia civil, mecânica ou elétrica, além de conhecimentos em normas técnicas, legislação e segurança do trabalho. Além disso, você também precisa se registar no conselho profissional de engenharia da região onde pretende atuar. O salário médio anual de um engenheiro civil, mecânico ou elétrico na Itália é de 55 mil euros.

Especialista em segurança da informação

Na era digital em que vivemos, esse é um dos profissionais mais valorizados. Sua principal missão é proteger servidores, redes, sistemas e dados contra ataques cibernéticos, vírus e hackers.

Para trabalhar como segurança da informação na Itália, é preciso ter formação superior em ciência da computação, engenharia da computação ou áreas afins, além de conhecimentos em criptografia, firewall, antivírus e auditoria. O salário médio anual de um segurança da informação na Itália é de 30 mil euros.

Médico

Por fim, uma das profissões mais antigas na Itália e no mundo, que diagnostica e trata doenças e lesões em seres humanos. Se você é médico, saiba que esta profissão também oferece excelentes oportunidades para quem tem cidadania italiana e deseja trabalhar na Itália.

Para exercer a profissão, é preciso ter formação superior em medicina, passar por uma prova nacional e se inscrever na ordem dos médicos italiana. O salário médio anual de um médico na Itália pode ultrapassar os 60 mil euros.

Como se tornar um cidadão italiano e trabalhar na Itália?

Se você se interessou por alguma dessas profissões ou tem outra área de atuação que deseja explorar na Itália, saiba que o primeiro passo é obter a cidadania italiana, direito que pode ser transmitido por descendência, por casamento com um cidadão italiano ou por residência no país.

Ao se tornar um cidadão italiano, você passa a ter os mesmos direitos e deveres dos italianos natos, como votar, estudar e viajar. E, claro, trabalhar na Itália legalmente, e também em outros países da União Europeia.

Para obter a cidadania italiana, você precisa reunir uma série de documentos que comprovem o seu vínculo familiar com o seu ascendente ou cônjuge italiano. Ou então, que comprovem residência na Itália por um determinado período.

Cabe ressaltar que esses documentos devem ser traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e apostilados pelas autoridades competentes. Feito isso, você pode dar entrada no processo em um consulado italiano no Brasil ou diretamente na Itália.

O problema é que esse processo pode ser complexo e demorado se você não tiver a orientação adequada. Por isso, a RRL Cidadania Italiana é a sua grande aliada nessa jornada. Somos uma empresa especializada em reconhecimento da cidadania italiana e oferecemos todo o suporte que você precisa para realizar o seu sonho de se tornar um cidadão italiano, desde a busca dos documentos até a emissão do seu passaporte italiano. Fale com especialistas no assunto.

Como montar uma árvore genealógica?

Publicado em: 16/10/2023

Você tem interesse em obter o reconhecimento da sua cidadania italiana, mas não sabe por onde começar? Uma das etapas mais importantes e desafiadoras é montar a sua árvore genealógica, que é a representação gráfica que comprova a sua descendência italiana.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma árvore genealógica, qual a sua importância e como montá-la de forma assertiva. Além disso, vamos mostrar por que contar com a assessoria da RRL Cidadania Italiana é o melhor caminho para quem deseja realizar o sonho de se tornar um cidadão italiano de forma prática, ágil, segura e econômica. Acompanhe.

O que é uma árvore genealógica?

Se você tem ascendentes italianos e quer ter a sua cidadania reconhecida, provavelmente já ouviu falar em árvore genealógica e a sua importância para o processo. Mas você sabe o que ela realmente significa?

Na prática, a árvore genealógica é um diagrama que representa as relações familiares entre as pessoas e pode ser feita de forma simples ou detalhada, dependendo do objetivo. No caso da cidadania italiana, essa representação gráfica deve conter os nomes e o grau de parentesco dos seus antepassados italianos e dos seus descendentes diretos, até chegar em você.

Qual a importância da árvore genealógica para o processo de cidadania italiana?

De maneira geral, o diagrama familiar é essencial para o reconhecimento da cidadania italiana, pois é ela que demonstra o seu vínculo e te ajuda a localizar o seu ascendente italiano.

Na prática a árvore genealógica funciona como um verdadeiro guia para a busca de documentos que serão apresentados para o processo de reconhecimento. Ainda, ela também é importante para conhecer a sua história familiar, resgatar as suas origens e preservar a sua memória.

Como montar uma árvore genealógica?

Sem dúvida alguma esse pode ser um processo complexo e demorado, mas também muito gratificante. Veja a seguir um passo a passo completo e detalhado sobre como montar a sua árvore genealógica para o reconhecimento da cidadania italiana:

1. Identifique o seu ascendente italiano

O primeiro passo é descobrir quem é o seu antepassado italiano que veio para o Brasil. Para isso, você pode começar conversando com os seus familiares mais velhos, que podem ter informações valiosas sobre o seu passado.

O importante é descobrir informações como nomes completos, datas e locais de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados italianos e dos seus descendentes diretos, até chegar em você. Caso você não tenha contato com nenhum familiar para obter esses dados, também pode pesquisar em registros civis, imigratórios e outros que possam conter informações sobre o seu ascendente italiano.

2. Encontrou o antepassado italiano? É hora de obter as certidões

Depois de ter identificado os seus ascendentes italianos, o segundo passo é obter as certidões de nascimento, casamento e óbito de todos eles. Afinal, são esses documentos que realmente comprovam o vínculo familiar e o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

Aqui vale explicar que as certidões aceitas são as de inteiro teor, que contém informações detalhadas sobre os seus antepassados. Você pode solicitar essas certidões nos cartórios, onde os eventos ocorreram ou com a ajuda de uma assessoria especializada como a RRL Cidadania Italiana.

3. Monte o diagrama da árvore genealógica

O terceiro passo é montar o esboço do diagrama da sua árvore genealógica, que pode ser feito manualmente ou com a ajuda de softwares ou sites específicos para esse fim.

O gráfico pode ser simples, ou seja, conter apenas os nomes e o grau de parentesco. Ou então, ser completo e detalhado, contendo também as datas e locais de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados italianos e dos seus descendentes diretos até chegar em você.

4. Certifique-se de que está tudo certo

O próximo passo consiste basicamente em revisar cuidadosamente a sua árvore genealógica, verificando se todos os dados estão corretos e se não há inconsistências ou erros nas certidões. Caso haja, é preciso solicitar a retificação dos documentos nos cartórios competentes, pois isso pode invalidar o seu processo de reconhecimento da cidadania.

5. Traduza e apostile as certidões

O quinto e último passo é traduzir as certidões brasileiras para o italiano por um tradutor juramentado e apostilar as certidões em um cartório autorizado pelo Ministério das Relações Exteriores. Cabe ressaltar que tanto a tradução juramentada quanto a Apostila de Haia são exigências legais para que os documentos sejam válidos na Itália.

Por que escolher a RRL para lhe ajudar no reconhecimento de sua cidadania italiana?

Como você viu neste artigo, montar uma árvore genealógica pode ser um trabalho árduo e demorado, que requer muita pesquisa, paciência e atenção. Por isso, muitas pessoas optam por contratar uma assessoria especializada em cidadania italiana, que pode facilitar e agilizar todo o processo.

A RRL Cidadania Italiana é uma empresa que oferece serviços completos e personalizados para quem deseja obter o reconhecimento da cidadania italiana de forma prática, ágil, segura e econômica. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que cuidam de todas as etapas do processo, desde a busca dos documentos, tradução, apostila, montagem da árvore genealógica, até o acompanhamento do processo no Brasil ou na Itália.

Se você quer obter o reconhecimento da sua cidadania italiana sem dor de cabeça e com total segurança, entre em contato com a RRL Cidadania Italiana e fale com quem realmente entende do assunto. Ajudamos você e a sua família a serem reconhecidos com transparência, praticidade e agilidade. Vamos bater um papo?

Carteira de identidade italiana para residentes no exterior: saiba como solicitar

Publicado em: 09/10/2023

Você sabia que os brasileiros com cidadania italiana reconhecida têm direito à carteira de identidade italiana, também chamada de carta d’identità? Esse documento é um dos mais importantes para os cidadãos italianos, pois comprova a sua identidade e nacionalidade, além de facilitar a circulação dentro da União Europeia e de outros países que aceitam o RG italiano como documento válido. Neste artigo, vamos explicar o que é o RG italiano, sua importância, tipos, validade e como solicitar esse documento se você mora no exterior. Acompanhe!

O que é a carteira de identidade italiana?

O RG italiano é um documento de identificação pessoal emitido pelas autoridades municipais italianas. Assim como o RG brasileiro, ele contém os dados pessoais do cidadão italiano, como nome, sobrenome, data e local de nascimento, sexo, estado civil, filiação, residência e código fiscal. Além disso, possui uma foto do titular e sua assinatura.

Para que serve o RG italiano?

A principal função da carta d’identità é comprovar a identidade e a nacionalidade do cidadão italiano perante as autoridades públicas e privadas, tanto na Itália quanto em outros países.

Porém, ela também pode ser usada como documento de viagem dentro do espaço Schengen, possibilitando a entrada e a saída dos países signatários sem a necessidade de apresentar passaporte. Além disso, a carteira de identidade italiana também pode ser usada para acessar alguns serviços públicos na Itália, como saúde e educação, por exemplo.

Quais são os benefícios de ter um RG italiano?

Portar um RG italiano pode trazer diversos benefícios para os cidadãos natos ou que tiveram a sua nacionalidade reconhecida por qualquer tipo de processo. Veja algumas vantagens de ter a carteira de identidade italiana:

  • Facilita a viagem pela Europa e por outros países que aceitam a carta d’identità como documento válido;
  • Evita a necessidade de carregar o passaporte italiano em viagens curtas;
  • Comprova a identidade e a nacionalidade italiana em qualquer situação;
  • Permite acessar alguns serviços públicos e privados na Itália e na Europa, como saúde, educação, transporte e cultura;
  • Possibilita a participação em concursos públicos e processos seletivos na Itália e na Europa;
  • Permite a abertura de contas bancárias e a contratação de seguros;
  • Garante o direito de voto nas eleições italianas e europeias;
  • Proporciona mais facilidade na obtenção de outros documentos italianos, como passaporte e carteira de motorista.

Quais são os tipos de carteira de identidade italiana?

Basicamente existem dois tipos de RG italiano: o modelo clássico e o modelo eletrônico. O modelo clássico é um cartão de papel que contém os dados pessoais do cidadão impressos. Já o modelo eletrônico é um cartão de plástico que contém um chip eletrônico com as impressões digitais do cidadão. Sem dúvida alguma, o modelo eletrônico é mais seguro e moderno do que o modelo clássico, mas infelizmente ainda não está disponível para todas as cidades italianas.

Qual é a validade da carteira de identidade italiana?

Tanto o RG de papel quanto o eletrônico possuem o mesmo prazo de validade. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com a idade do cidadão. Veja a seguir.

  • Maiores de 18 anos: validade de 10 anos;
  • Crianças entre 3 e 18 anos: validade de 5 anos;
  • Crianças menores de 3 anos: validade de 3 anos.

Como solicitar o RG italiano se você mora no exterior?

Se você mora no exterior e tem cidadania italiana reconhecida, você pode solicitar a sua carteira de identidade italiana no município onde você está inscrito na “Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero” (AIRE).

O AIRE é o cadastro dos italianos que vivem fora da Itália por mais de 12 meses. Ele é obrigatório para todos os cidadãos italianos que residem no exterior e permite que eles mantenham os seus direitos e deveres como italianos.

Mas é realmente necessário ir pessoalmente até o município italiano onde estou inscrito no AIRE? Se você se fez essa pergunta, a resposta é sim. Isso porque os consulados italianos no Brasil ainda não oferecem esse serviço, apenas o de emissão de passaporte italiano.

Dessa forma, brasileiros com dupla cidadania precisam se deslocar até a Itália e fazer a solicitação do documento pessoalmente. Aqui cabe ressaltar que não é possível solicitar a carta d’identità por procuração.

Quanto ao prazo de emissão, isso também depende do município e do tipo de documento solicitado, se tradicional ou eletrônico. De maneira geral, o prazo para a entrega do RG é rápido, leva em torno de apenas 7 dias.

A importância de contar com uma assessoria especializada em cidadania italiana

Você quer ter o direito de possuir o RG e o Passaporte Italiano? Você primeiro precisa ter sua Cidadania Italiana reconhecida. No entanto, é preciso seguir alguns passos e requisitos que podem ser complicados e burocráticos.

Por isso, é fundamental contar com uma assessoria especializada em cidadania italiana, como a RRL. Com mais de 8 anos de experiência, oferecemos todo o suporte necessário para você obter o reconhecimento da sua Cidadania Italiana de forma rápida, segura e eficiente. Entre em contato conosco e realize o seu sonho de ser um cidadão italiano com tranquilidade e segurança!

Apostila de Haia: o que é e qual a sua importância para reconhecer a cidadania italiana?

Publicado em: 02/10/2023

Você sabia que a Apostila de Haia é um documento essencial para quem deseja obter a cidadania italiana?

Neste artigo, vamos explicar o que é a Apostila de Haia, qual a sua importância, como fazer o apostilamento dos documentos e como uma assessoria especializada em cidadania italiana pode te ajudar nessa etapa. Confira!

O que é a Apostila de Haia?

Se você tem direito à cidadania italiana e está se preparando para solicitar o reconhecimento, provavelmente já deve ter escutado falar na Apostila de Haia. Mas você sabe o que isso significa? Em princípio, trata-se de um certificado que autentica a origem de um documento público, seja ele judicial, administrativo ou notarial, emitido em um país signatário da Convenção de Haia.

Aqui cabe explicar que a Convenção de Haia é um tratado internacional que foi assinado em 1961 por mais de 100 países, com o objetivo de simplificar e agilizar o reconhecimento mútuo de documentos entre os países participantes.

Graças ao tratado, a Apostila de Haia passou a substituir a legalização consular, que era o processo anteriormente utilizado para validar documentos estrangeiros em outro país. Ele consistia em submeter o documento a uma série de autoridades competentes, como cartórios, ministérios e consulados, o que tornava o processo demorado, burocrático e caro.

Com a Apostila de Haia, basta que o documento seja apostilado por uma autoridade competente do país de origem, que irá emitir um selo ou uma etiqueta adesiva com um código de barras e um número de identificação.

Esse selo ou etiqueta é anexado ao documento original ou à sua cópia autenticada, e contém informações sobre o país, a autoridade e a data do apostilamento. Assim, o documento apostilado passa a ter validade em todos os países signatários da Convenção de Haia, sem a necessidade de passar por outras instâncias.

Qual a sua importância para o reconhecimento da cidadania italiana?

Tanto o Brasil quanto a Itália são países signatários da Convenção de Haia. No caso do Brasil, o acordo passou a ser válido desde 2016, conforme o DECRETO Nº 8.660, de 29 de Janeiro.

Isso significa que a partir dessa data, todos os documentos brasileiros que serão utilizados no processo de reconhecimento da cidadania italiana devem ser apostilados pela autoridade competente no Brasil, que é o Cartório. E que o apostilamento é uma garantia de que os documentos são autênticos e foram emitidos por autoridades legítimas.

Além de eliminar a exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros, a Apostila de Haia facilita a comunicação entre os países envolvidos no processo de cidadania italiana. Afinal, o processo padroniza as informações, evita possíveis divergências ou dúvidas sobre a validade dos documentos e ajuda a acelerar o processo de reconhecimento da cidadania.

Quais são os benefícios da Apostila de Haia para o reconhecimento da cidadania italiana?

Se você é descendente de italianos e sonha com a dupla cidadania, veja a seguir como a Apostila de Haia pode te ajudar a garantir o seu direito:

Agilidade

Esse, sem dúvida, é o principal benefício do apostilamento dos documentos em cartórios brasileiros.

Isso porque nesse caso o processo pode ser feito em poucos dias ou até mesmo horas, dependendo do cartório escolhido, o que reduz significativamente o tempo necessário para preparar a documentação para o processo de cidadania italiana.

Economia

Outro detalhe que não pode passar despercebido é que o custo do apostilamento dos documentos é bem menor do que o custo da legalização consular, que era o processo realizado antes de 2016. Além disso, com a Apostila de Haia, você evita gastos com deslocamentos, taxas consulares e eventuais multas por atrasos ou erros na documentação.

Segurança

Finalmente, o apostilamento é fundamental para o reconhecimento da cidadania italiana porque é ele que garante a autenticidade dos documentos brasileiros perante as autoridades italianas, eliminando os riscos de rejeição ou suspensão do processo.

Como fazer o apostilamento dos documentos para o reconhecimento da cidadania italiana?

Para fazer o apostilamento dos documentos para o reconhecimento da cidadania, você deve seguir alguns passos simples:

    • Reunir todos os documentos necessários para o processo de cidadania italiana, como certidões de nascimento, casamento, óbito, naturalização, negativa de naturalização, entre outros. Esses documentos devem estar atualizados, em inteiro teor e traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado.
    • Verificar se os documentos estão corretos e sem erros ou divergências de dados. Caso haja algum problema, é preciso solicitar a retificação ou a segunda via do documento antes de apostilá-lo.
    • Levar os documentos originais ou as cópias autenticadas ao cartório escolhido, junto com um documento de identidade válido. O cartório irá conferir os documentos e emitir a Apostila de Haia, que será anexada ao documento original ou à sua cópia autenticada.
    • Pagar a taxa do apostilamento, que varia de acordo com o cartório escolhido e com o número de documentos validados.

Qual a importância de contar com uma assessoria especializada para fazer o apostilamento de Haia?

O apostilamento dos documentos é uma etapa fundamental para o reconhecimento da cidadania italiana, mas também pode ser uma etapa complexa e trabalhosa. Por isso, é importante contar com uma assessoria especializada em cidadania italiana como a RRL para fazer o apostilamento dos documentos.

A RRL Cidadania Italiana conta com uma equipe qualificada e preparada para te auxiliar em todas as etapas do processo de cidadania italiana, desde a pesquisa genealógica até a emissão do passaporte italiano. Além disso, oferece serviços exclusivos e personalizados, como:

    • Análise de documentos: consiste na verificação técnica das certidões para confirmar se você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana;
    • Retificações judiciais: para solucionar divergências encontradas nos dados presentes em seus documentos ou nos registros de seus antepassados;
    • Traduções juramentadas: serviço que consiste em providenciar a tradução de todos os documentos para o idioma italiano por um tradutor juramentado;
    • Preparação de pasta: preparação completa da documentação para dar entrada no processo de reconhecimento da Cidadania Italiana Via Judicial ou Administrativa (presencial na Itália ou via consular);
    •  Apostila de Haia: validação dos documentos brasileiros para uso em países signatários da Convenção de Haia.

Como você pode perceber, uma empresa especialista em cidadania italiana pode fazer toda a diferença no seu processo de reconhecimento, pois te oferece mais tranquilidade, confiança e economia.Por isso, se você está pensando em realizar o seu sonho de se tornar um cidadão italiano, entre em contato com a RRL Cidadania Italiana e faça um orçamento sem compromisso.